O mapa da mina

A cada momento, mesmo sem saber, você está criando em sua mente a sua própria realidade.

Do mesmo modo, você pode planejar e direcionar essa sua capacidade criativa para o sucesso.

Sabe como? — Estabelecendo suas metas.

Ter metas é o mesmo que viajar com um mapa na mão: você não erra o caminho.

Planejamento é essencial

Alguém pode chegar ao topo do Monte Everest sem planejamento? É claro que não. Para chegar lá, é preciso planejar cada detalhe. Essa pre­paração, que custa milhões de dólares e envolve muita tecnologia, pode demorar uns quatro anos para ser concluída. Sem isso, a pessoa corre o risco de morrer no cami­nho. Sem planejamento, é quase impossível atingir grandes metas.

Responda rápido: — O que você vai fazer quando terminar de ler este artigo?  E o que você vai fazer com a sua vida daqui a um, cinco ou dez anos?

Para a primeira pergunta, certamente você tem uma resposta. Já, quanto à segunda, é muito provável que você responda que não sabe ou que ainda não teve tempo para pensar.

Explorando o desconhecido

Sem um mapa, fica difícil explorar qualquer território. Veja este exemplo:

Você está assis­tindo a um curso e precisa de um livro que ficou na estante do seu quarto. Você mora perto da escola e, portanto, tem condições de ir e voltar em, no máximo, 20 minutos. Entretanto, o professor não quer que você saia e pede à pessoa que está sentada ao seu lado, que vá buscar o livro para você.

Ele diz a ela: — Você acha que dá para ir lá e voltar em 20 minu­tos?

E ela, naturalmente, responde: — É claro que não! Eu nunca fui à casa dessa pessoa, não sei como chegar lá nem como entrar na casa, encontrar o quarto dela e a estante onde está o livro… Na verdade, nem sei qual é o livro!

Você tem um mapa mental para ir e voltar para sua casa, você faz isso toda hora, é muito fácil para você fazer isso. Seu colega na sala de aula não teria a mesma facilidade que você, pois ele não tem esse mapa.

Na vida, é a mesma coisa: quando não temos um planejamento exato daquilo que vamos fazer, fica muito difícil atingir nossos objetivos.

Quem não tem um mapa, não pode ex­plorar o território.