Google lança versão avançada de Gemini e anuncia fim do Bard
Com as mudanças, o Google unifica todos seus produtos de IA como "Gemini", que estará disponível também na versão de aplicativo móvel
O Google lançou, nesta quinta-feira (8), o Gemini Advanced, uma versão avançada da sua inteligência artificial mais poderosa. Além disso, a empresa anunciou o lançamento de um aplicativo móvel para o uso da IA e a troca de nome da ferramenta Bard, que agora também se chamará Gemini.
Com as mudanças, o Google dá adeus ao termo Bard e o unifica todos seus produtos de IA como uma única ferramenta. Com isso, tanto o chatbot – que funciona de maneira parecida com o ChatGPT – quanto a inteligência por trás do seu funcionamento terão um único nome: Gemini.
O Gemini Advanced é uma versão paga e mais completa do robô, disponível em inglês. Com ele, é possível acessar o “Ultra 1.0”, um modelo maior e mais hábil para tarefas complexas, como codificação, raciocínio lógico, instruções diferenciadas e colaboração em projetos criativos.
O Gemini Advanced está disponível como parte do novo plano Google One AI Premium, por R$ 96,99 por mês, em mais de 150 países e territórios. No momento, só está disponível em inglês, mas objetivo da empresa é expandi-lo para mais idiomas ao longo do tempo. Além disso, usuários desse plano poderão utilizar inteligência artificial em outros serviços da empresa, como Gmail, Meet, Documentos, Planilhas e Apresentações.
Em paralelo a esse lançamento, o Google anunciou também o lançamento do aplicativo do Gemini para Android e no iOS (através do Google App). As versões da IA para aplicativo móvel estarão disponíveis primeiramente para os Estados Unidos, mas a previsão é mais países tenham acesso em breve. No celular, será possível interagir com o robô por texto, voz ou foto.
O que é Gemini?
O Gemini é o modelo mais avançado de inteligência artificial do Google, lançado em dezembro do ano passado. O robô tem capacidade de organizar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação, como textos, imagens, áudios, vídeos e linguagens de programação.
A primeira versão do Gemini foi otimizada em três modelos diferentes: o Gemini Ultra, hábil para atividades complexas; o Gemini Pro, melhor para escalar uma grande variedade de tarefas, e o Gemini Nano, mais eficiente para tarefas em dispositivos móveis.
Seu principal diferencial é ser um modelo multimodal, ou seja, com capacidade para compreender e raciocinar todos os tipos de informação, tanto em texto, como em áudio ou imagem. Ele é o equivalente ao GPT-4, o modelo de linguagem avançado da OpenAI.