Sopa de tomate

É sabido que a sopa de galinha, com todas as suas associações maravilhosas, é boa para a saúde do corpo, da alma e do espírito.

É verdade que a sopa de tomate é sua melhor aliada na hora de combater os vírus. Uma investigação publicada no jornal internacional da ciência molecular revela que tomar uma porção de sopa de tomate (1½ xícara) diariamente é capaz de elevar nossa proteção contra o vírus em 38%. Isso é devido ao licopene, um pigmento vejetal que dá a cor vermelha ao tomate e ajuda as células da imunidade a atacar agressivamente os vírus invasores.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de manteiga

1 cebola média picada

1 cenoura pequena picada (opcional)

½ talo de salsão, sem os fio grossos, picado

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de massa de tomate de boa qualidade

1 colher (chá) de açúcar mascavo

800 g de tomates bem maduros, sem pele e sem sementes, picados

1 lata de tomate picado (411 g) orgânico preferencialmente

1 colher (sopa) de manjericão seco

1 a 2 xícaras de caldo de galinha

2 ramos de salsinha

2 ramos de coentro fresco

1 a 2 folhas de louro

1 pitada de pimenta em pó do tipo caiena ou molho de pimenta (opcional)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Folhas frescas de manjericão

Croutons ou torradinhas para servir

Queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de Preparo:

Em uma panela média, aqueça o azeite e a manteiga. Junte a cebola, o salsão e a cenoura e refogue até a cebola murchar. Acrescente o alho e refogue até dourar ligeiramente. Acrescente a massa de tomate, o açúcar, os tomates picados, o manjericão seco e 1 xícara de caldo de galinha. Aumente o fogo e deixe ferver por 1 a 2 minutos. Adicione o louro, os ramos de salsinha e coentro fresco (você poderá amarrá-los juntos com um cordão de cozinha para formar um buquê garni). Tampe a panela, reduza a chama e cozinhe por 35 a 40 minutos, mexendo de vez em quando até os tomates ficarem macios. Se necessário, vá acrescentando aos poucos, mais caldo de galinha. Retire do fogo e deixe amornar com a panela tampada. Descarte o buquê garni.

Transfira para o liquidificador e bata até atingir a consistência desejada. Retorne a sopa para a panela e leve ao fogo moderado. Deixe ferver por 2 a 3 minutos. Adicione a pimenta em pó (caso esteja usando) e tempere a gosto com o sal e a pimenta-do-reino. Sirva com as folhas de manjericão e os croutons ou torradinhas. Se desejar, polvilhe com queijo parmesão ralado ou sirva-o à parte.

Sugestão: O tomate em lata pode ser substituído por tomates frescos ou ainda um bom molho de tomate (não use ketchup).

Dica: Creme de leite ou iogurte natural pode ser acrescentado à sopa batida no momento de ser servida.

 

http://www.omundoculinario.com