Rocambole de peito de peru com recheio de espinafre

Além de fácil de preparar, este rocambole pode ser feito com bastante antecedência.

Ingredientes
1 ½ colher (chá) de óleo
5 fatias (90 -100 g) de pão de forma branco, sem a casca, esmigalhado
⅓ de xícara (75 ml) de leite
1 kg de peito de peru moído
2 colheres (sopa) de mostarda tipo Dijon
1 colher (sopa) de páprica defumada
½ colher (chá) de comínho moído
1 pitada de molho de pimenta
Sal e pimenta-do-reino moída
1 gema (reserve a clara)

Recheio
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média bem picadinha
1 dente de alho amassado
4 cebolinhas verdes picadas inclusive a parte branca
500 g de folhas de espinafre picadas
1 pitada de noz-moscada ralada
1 clara levemente batida
Sal e pimenta-do-reino a gosto
⅓ de xícara (30 g) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Forre com papel alumínio uma assadeira retangular de 26 x 30 cm, deixando uma sobra de 2,0 cm livre nos lados. Unte com ½ colher (chá) de óleo. Reserve o restante do óleo;  deixe a assadeira de lado.

Em uma tigela pequena, junte o pão com o leite e amasse com um garfo até que o leite tenha sido todo absorvido. Em uma tigela grande, misture a carne de peru, a mostarda, a páprica, o cominho e molho de pimenta. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture rapidamente com um garfo; junte o pão umedecido e a gema. Amasse por 2 a 3 minutos ou até ficar pastoso. Espalhe na assadeira preparada, formando uma camada uniforme. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de 1 a 4 horas.

Recheio: em uma frigideira, em fogo moderado, aqueça o azeite e refogue a cebola até murcha, mexendo de vez em quando. Junte o alho, a cebolinha e refogue ligeiramente. Acrescente o espinafre e a noz-moscada. Misture e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos ou até o espinafre ficar macio. Remova a panela do fogo e deixe o espinafre esfriar completamente. Acrescente a clara e tempere com sal e uma boa quantidade de pimenta-do-reino.

Montagem: Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Retire o filme-plástico da carne e espalhe o espinafre, sem cobrir os cantos e os lados. Por cima coloque o queijo ralado. Enrole pelo lado mais largo, empurrando com o papel-alumínio até formar um rolo. Aperte levemente até ficar compacto. Descarte o papel. Pincele o rocambole com o restante do óleo e leve para assar por 1 hora. Deixe descansar por 30 minutos. Sirva com molho de tomate feito em casa ou molho de tomate comprado pronto. Decore a gosto.

Rendimento: 8 – 10 porções

Sugestão: O rocambole também pode ser enrolado pelo lado mais estreito.

Dica: Depois de assado deixe o rocambole esfriar completamente, enrole em filme-plástico e guarde na geladeira por até 2 dias.

 

http://www.omundoculinario.com