Risoto com batata doce e espinafre

O Risoto é um clássico da culinária italiana. O arroz arbório, carnaroli e vianoli nano são tipos de arroz indicados para o risoto. O acréscimo de outros ingredientes como o vinho, batata doce, abóbora, aspargo, ervilha, bacon, pancetta, queijo, fica por conta do paladar de cada um. A técnica do preparo é uma só: cozinhá-lo lentamente, em fogo moderado, adicionando o caldo quente, aos poucos, até obter um risoto de consistência cremosa e com os grãos macios, mas ainda firmes ou al dente. Facilíssimo de fazer!

 

Ingredientes

Para a batata

350 g de batata doce cortada em cubos pequenos

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho amassados

½ colher (chá) de sal marinho

¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída

Para o risoto

6 a 7 xícaras de caldo de galinha

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

3 colheres (sopa) de manteiga

2 chalotas picadinha ou 1 cebola média

1 ½ xícara (300 g) de arroz próprio para risoto (uso arbório)

½ xícara (125 ml) de vinho branco seco

2 xícaras de folhas de espinafre cortada em tirinhas finas (medir bem apertadas na xícara)

½ xícara de queijo parmesão ralado fino

3 colheres (sopa) de pinoli tostado levemente

3 colheres (sopa) de salsinha picada

Pimenta calabresa em flocos a gosto

Sal

Lascas de queijo parmesão para decorar

 

Modo de Preparo

Prepare a batata: Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente com óleo uma travessa grande de vidro ou cerâmica e deixe de lado.

Em uma tigela grande, coloque o vinagre, o azeite, o alho amassado, o sal, a pimenta-do-reino, preferencialmente moída na hora e misture bem; transfira para a travessa untada, espalhando os cubos para formar uma só camada. Leve ao forno por 35 a 40 minutos até a batata ficar macia. Retire do forno e cubra para manter a batata aquecida.

Prepare o risoto: em uma panela funda, coloque o caldo de galinha e leve ao fogo moderado. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e deixe o caldo ferver vagarosamente, apenas para mantê-lo quente.

Em uma frigideira funda, aqueça em fogo moderado, o azeite e metade da manteiga. Adicione a chalota e refogue por 2 a 3 minutos. Junte o arroz e cozinhe, mexendo constantemente, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes; acrescente o vinho e cozinhe até evaporar. Adicione uma concha do caldo e cozinhe, mexendo sempre, até quase todo o líquido ter sido absorvido (cerca de 5 a 7 minutos). Abaixe o fogo e continue adicionando o caldo, uma concha de cada vez, conforme for secando, mexendo frequentemente por 15 minutos ou até os grãos ficarem al dente (você poderá não precisar usar todo o caldo). Acrescente o espinafre e cozinhe, mexendo sempre, por 2 minutos; junte a abóbora assada e misture delicadamente sem deixar que os cubos se desmanchem; acrescente o restante da manteiga. Retire do fogo; adicione o queijo ralado, o pinoli, a salsinha e a pimenta. Tempere com sal a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por 1 minuto. Tansfira para uma vasilha grande ou pratos individuais.

Decore com lascas de queijo parmesão e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O espinafre pode ser substituído por ervilhas aferventadas ou aspargos cozidos e cortados em pedaços graúdos.

Dica: A qualidade, marca e o tipo do arroz determinam a quantidade de caldo a ser utilizado. Se for uma variedade que absorve menos líquido, sobrará um pouco da medida indicada na receita.

 

http://www.omundoculinario.com