Beef Bourguignon

O beef bourguignon ou Boeuf à la Bourguignonne é um prato da culinária francesa muito saboroso e apreciado. Se você não conhece, não se assuste com o nome e muito menos com o tamanho da receita. Siga o passo a passo e veja como é fácil de preparar.

Ingredientes

1,5 k de alcatra cortada em cubos de 3 cm

1 ½ colher (chá) de tomilho seco

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

6 fatias de bacon defumado

3 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas médias picadas

3 cenouras médias cortadas em pedaços graúdos

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

¼ de xícara (60 ml) de conhaque

2 xícaras (500 ml) de vinho tinto seco

2 xícaras (500 ml) de caldo de carne

1 colher (sopa) de massa de tomate

3 dentes de alho amassados

1 folha de louro

3 colheres (sopa) de manteiga

10 a 12 cogumelos pequenos e limpos

10 a 12 cebolas pequenas levemente aferventadas, descascadas

3 colheres (sopa) de salsa fresca picadas

Modo de Preparo

Em uma tigela grande coloque os cubos de carne e tempere com o tomilho, o sal e a pimenta. Cubra a tigela e deixe em temperatura ambiente por 30 a 60 minutos.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Em uma frigideira, sobre fogo moderado, frite o bacon até dourar levemente. Retire e escorra sobre papel-toalha.

Em uma panela grande que possa ir ao forno, sobre fogo moderado, aqueça 1 colher (sopa) de azeite, adicione metade da carne e doure de todos os lados por igual. Retire e reserve. Repita o processo com o restante da carne. Na mesma panela, coloque o restante do azeite; doure a cebola picada e a cenoura. Abaixe o fogo. Polvilhe a farinha; cozinhe, mexendo constantemente por 1 minuto ou até ficar bem incorporada com os ingredientes. Junte o bacon e a carne.

Retire a panela do fogo, acrescente o conhaque e flambe (veja nota). Acrescente o vinho, o caldo de carne, a massa de tomate, o alho e a folha de louro. Mexa com uma colher de pau, raspando bem o fundo da panela. Prove o tempero e, se necessário, acrescente mais sal e pimenta. Deixe ferver. Tampe e transfira para o forno. Deixe assar por 2 horas ou até a carne ficar macia (depois de 1 hora e meia de cozimento, espete a carne com um garfo a cada 15 minutos para verificar).

Em uma frigideira média, sobre fogo moderado, aqueça a manteiga, acrescente os cogumelos e as cebolas e refogue por 5 minutos ou até ficarem corados. Retire do fogo e reserve.

Momentos antes de servir, junte os cogumelos, as cebolas e metade da salsa picada na panela com a carne; misture e ferva por 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta.

Sirva salpicado com o restante da salsa.

Rendimento 6 porções

Nota: para flambar, retire a panela do fogo e ponha o conhaque. Leve de volta ao fogo e deixe o conhaque esquentar. Retire novamente do fogo, acenda com um fósforo e espere que o conhaque se inflame. Quando a chama apagar, acrescente o vinho e prossiga com a receita.

Sugestão: se você não tem ainda experiência em flambar, salte esta parte e acrescente o conhaque junto com vinho.

Dica: para retirar a casca das cebolas, você pode aferventá-las por 2 minutos, escorrer e, depois de morna, descascar.