Batata-doce assada
Qualquer variedade de batata-doce é ideal para assar por causa dos açúcares naturais. Estas são especialmente carameladas com melaço-de-cana e devem ser servidas no momento em que saem do forno, quando ainda estão crocantes e atraentes.
Ingredientes:
600 g de batata-doce
3 colheres (sopa) de óleo canola
3 colheres (sopa) de melaço-de-cana
1 colher (chá) de pimenta chilie
½ colher (chá) de sal marinho
¼ de pimenta-do-reino moída a gosto
Tomilho fresco picado
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Reserve uma assadeira grande. Descasque a batata e corte em rodelas de 1 cm de grossura, aproximadamente. Se a batata for muito grossa, corte cada fatia ao meio, formando uma meia-lua. Coloque-as em uma tigela grande e deixe de lado.
Em uma tigela pequena, junte o óleo e o melaço-de-cana, misture bem com um garfo e despeje sobre a batata; misture até as rodelas ficarem bem envolvidas no óleo e no melaço. Tempere com a pimenta chilie, o sal marinho e a pimenta-do-reino, preferencialmente moída na hora; misture mais um pouco e transfira-as para a assadeira reservada, espalhando-as para formar uma só camada.
Leve para assar por 15 a 17 minutos. Retire do forno, vire as fatias de lado e continue assando por mais 15 minutos ou até a batata ficar cozida, mas ainda crocante. Retire do forno, transfira para uma travessa, salpique com tomilho e sirva logo.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: o melaço-de-cana pode ser substituído por 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. A pimenta chilie pode ser substituída por cominho, e o tomilho fresco por tomilho seco ou salsinha picada.
Dica: a batata pode ser também cortada em palitos grossos.