Orzo com Tomates Secos Ervilhas

O orzo é uma palavra italiana que significa cevada. É feito de trigo de sêmola, tem formato de grão de arroz e comumente é chamado de arroz italiano, embora não seja arroz. Também conhecido como risone, rosa marino, manestra, pasta galho pion, o orzo cozido tem a consistência similar a pasta massa. É muito usado em sopas, risotos, recheios de beringelas, pimentões ou simplismente com manteiga.

 

Serve 4 a 6 porções

 

Ingredientes

 

1 colher (sopa) de azeite de oliva

 

3 ½ a 4 xícaras de caldo de frango

 

1 folha de louro

 

1 ½ xícara de orzo pasta

 

2 colheres (sopa) de manteiga

 

1 cebola média, picada

 

1 dente grande de alho, amassado

 

½ colher (chá) de turmeric ou açafrão da terra

 

½ colher (chá) de curry

 

100 g de tomates secos, picados grosseiramente

 

1 xícara de ervilhas (descongeladas)

 

½ xícara (125 ml) de iogurte natural

 

1 colher (sopa) de salsinha fresca, picada

 

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

 

Unte o fundo de uma panela funda média, com ½ colher sopa de azeite de oliva. Coloque o caldo de frango, a folha de louro, tampe a panela e leve ao fogo moderado. Quando começar a ferver, acrescente o orzo e mexa uma vez. Quando a água voltar a ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar durante 5 a 7 minutos ou até o grão ficar macio, mas não muito cozido. Remova a panela do fogo, retire ½ xícara do caldo do cozimento e reserve.

 

Escorra o orzo e descarte a folha de louro. Transfira o orzo para um tigela, coloque por cima o restante do azeite de oliva e misture levemente. Reserve.

 

Em uma panela ou frigideira média, sobre fogo moderado, aqueça a manteiga juntamente com a cebola. Refogue, mexendo por 3 minutos ou somente até a cebola murchar. Junte o alho, o turmeric e o curry. Misture, mexendo constantemente por mais 1 minuto. Acrescente o tomate seco, as ervilhas e o caldo reservado.Tampe a panela e deixe ferver por 2 a 3 minutos. Junte o orzo, o iogurte e misture levemente. Deixe cozinhar por mais alguns minutos até ficar bem aquecido. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Retire do fogo, junte a salsinha picada e sirva imediatamente.

 

Sugestão: para um prato apimentado, acrescente 1 pitada de pimenta caiena em pó, ou outra pimenta picante.

 

Dica: cozinhe o orzo de acordo as instruções da embalagem, deixe esfriar, misture com vinagre balsâmico, legumes desejados e faça uma boa salada. Orzo é encontrado nos supermercados na sessão de pastas (massas)